Tagarelice de suposições


Ricardo Kohn, escritor.

Em certos telejornais existe um hábito curioso. Repórteres que cobrem fatos nos locais de ocorrência insistem em usar o verbete “suposto”. Dizem eles, quase emocionados: liderados pelo suposto chefe da facção; degolado pelo suposto assassino (!); a quadrilha de colarinho-branco é comandada pelo suposto Rei do Quadrilhão; cometeram um suposto desvio do erário; está na UTI acometido de suposta febre amarela (!); e assim prossegue a ladainha do telejornal.

Acredito que esse suposto noticiário seja fruto de uma diretriz, entalhada a ferro-e-fogo, pelo suposto editor-chefe, sempre marionete dos que mandam na emissora.

Como seria noticiado um suposto jardim, semeado de supostas flores a desabrochar

Como seria noticiado um suposto jardim, semeado de supostas flores a desabrochar, supostamente.

Consultei o dicionário para confirmar o significado do verbo supor: 1. Alegar ou afirmar hipoteticamente para tirar alguma indução; 2. Admitir como possível, conjecturar, imaginar, presumir; 3. Formar hipóteses sobre.

Concluí que qualquer noticiário feito com base em suposições ou é falso ou só impede que o editor-chefe suje as cuecas. Além de duelar com as imagens mostradas, nada informa ao telespectador que, por sinal, paga caro para assistir supostos comentaristas e repórteres amestrados.

Por óbvio, há exceções. São os jornalistas que não abrem mão de narrar a verdade factual, sem propelir suposições cretinas. Porém, são poucos, a maioria é feita de “lambe-sacos” e “tagarelas supositórias”.

A continuar com essa ladainha televisiva, plena de suposições, as empresas proprietárias das emissoras poderão falir. Ou não! Que tal mudar o nome do jornal para Supositório Jornalístico?…

7 pensamentos sobre “Tagarelice de suposições

      • Na minha modesta visão temos um jornalismo conivente e aparelhado pelo desgoverno, justamente para desviar atenção pública do que realmente importa e nos interessa, resumindo…tudo bandido !

        Curtir

      • O problema é que retiramos a petralhada do Estado, mas o jornalismo “acostumado ao desgoverno lulo-petralha” mantém-se o mesmo. Encontra-se descolado da realidade e dos desejos da sociedade civil. Vão quebrar!

        Curtido por 1 pessoa

      • concordo com voce, são como crianças que se lambuzam com doces. A petralhada ainda não saiu, continuam lá, juntamente com a aparência vampiresca do Temer, que continua seguindo a cartilha da Dilma e do Lula, nada muda e nem mudará, pode reparar…e pior estão afoitos e com muita pressa para colocarem em prática tudo aquilo que irá nos lesar ainda mais…só mudaram as cadeiras de posição, por enquanto…quero mesmo e´saber quando e´que este povo eternamente deitado em berço esplêndido irá acordar p a realidade das coisas…

        Curtir

    • Em alguns casos pode gerar processo de calúnia e difamação. Mas na maioria dos “supostos” é pura falta de vergonha profissional. Não dos jornalistas e repórteres, mas dos proprietários da emissora de TV.

      Curtido por 1 pessoa

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s