Entalhar em madeira


Dotado de grande sensibilidade emocional e muita disciplina, o artista usava ferramentas simples, como goivas, formões, grosas, limas e lixas. Aplicava-as com paciência e visão sobre toras de madeira. E delas surgiam obras inacreditáveis, a deixar o observador perplexo“.

Talvez a maior tradição mundial em esculturas de madeira seja a da China. Há séculos seus mestres transformam madeira bruta em incríveis obras de arte. Porém, nenhuma tão fabulosa como a entalhada por Zheng Chunhui.

Zheng Chunhui

Zheng Chunhui apresentando o prêmio de seu recorde mundial

Este talentoso artista dedicou quatro anos esculpindo uma réplica detalhada da famosa pintura tradicional chinesa chamada “Ao longo do rio durante o Festival Qingming“. Essa pintura possui cerca de mil anos de idade e, por sua beleza, é conhecida como a “Mona Lisa Chinesa”. Para replica-la em madeira, Chunhui usou uma tora de árvore com pouco mais de 12 metros de altura, tal um prédio de quatro andares.

Vista em ângulo da escultura

Vista em ângulo da escultura

A beleza do seu trabalho simplesmente não pode ser expressa em palavras. Chunhui precisou de elevada precisão e paciência para entalhar os inúmeros detalhes de sua obra, que exibe árvores, animais, ambiente de trabalho, pontes, casas, rios, barcos, cerca de 600 pessoas maravilhosamente entalhadas em madeira, enfim, o Ambiente típico da China.

Os detalhes suaves criados pelo escultor

Os detalhes suaves criados pelo escultor

Afora a admiração de todos os que visitam a escultura, exposta no Museu do Palácio de Beijing, o escultor conquistou o recorde mundial para a mais volumosa peça em madeira jamais realizada – cerca de 12m de comprimento, 3m de altura e 2,5m de largura. Seu peso estimado está na ordem de 90 toneladas.

Um zoom diagonal nos preciosos detalhes

Um zoom diagonal nos preciosos detalhes

Ao longo dos tempos, outros artistas chineses já reinterpretaram a pintura tradicional chinesa – “Ao longo do rio durante o Festival Qingming” –, usando elementos culturais de suas épocas, ferramentas de seus tempos, mas nenhuma foi tão impressionante quanto a de Zheng Chunhui.

A travessia da ponte e o trabalho

A travessia da ponte e o trabalho

Barcos em ambiente litorâneo

Barcos em ambiente litorâneo

Vista frontal da peça de 90 toneladas

Vista frontal da peça de 90 toneladas

Ainda que nos dias de hoje Zheng Chunhui use ferramentas mais modernas para alcançar o requinte de sua arte, todos os observadores permanecem perplexos, estupefactos com sua genialidade. É simplesmente inacreditável!

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s