Educação libertária


Por Simão-pescador, Praia das Maçãs.

Recebi, cá nas Maçãs, a notícia de que, em março de 2013, foi fundada uma faculdade de informática em Paris, cujo nome é École 42. Isso mesmo, Escola 42, uma alusão ao romance de Douglas Adams, “O Guia do viajante Galáctico”. Por sinal, não o adquiri, não o li e decerto nunca vou lê-lo. Mas, mesmo a desconhecer a motivação do nome da Escola, fiquei bastante interessado. E explico.

Chamou-me a atenção uma série de inventos que a Escola 42 oferece aos alunos que nela ingressam, após várias fases de rigorosa seleção. Segundo a notícia, o curso de informática tem cerca de três anos de duração e é gratuito. Mas há ainda um curso complementar de dois anos, para aqueles que desejarem montar suas próprias empresas. Os pretendentes aos cursos não precisam possuir qualquer diploma. Basta que saibam pensar.

Para o primeiro curso houve cerca de 60 mil inscrições, mas apenas mil foram selecionados neste ano. Todos entre 18 e 30 anos de idade. Assim, curiosíssimos, seguimos de carro até Paris – eu e Quincas – para conhecer a 42, aberta para “cursos que informatizam pessoas” desde julho passado.

Prédio da 42: Boulevard Bessières 96, com área de 4242 m2

Prédio da 42: Boulevard Bessières 96, com área de 4.242 metros quadrados

Mesmo depois de pedir muito, quase implorar, só nos foi permitida uma hora para visitar a 42, durante a tarde. Se fôssemos jornalistas de peso, decerto teríamos descoberto mais coisas. Mas, sem sermos da área, coube-nos apenas organizar nossas anotações e produzir este breve relato.

As tomadas fotográficas foram-nos cedidas por um coordenador de alguma função da Escola. Pela forte emoção que nos casou a estrutura e a proposta da 42, não guardamos seu nome e área de atuação. Que ele nos perdoe esse imperdoável esquecimento.

Relato da visita [1]

Xavier Niel [2] é o fundador e Presidente da 42. Investe em internet e telecomunicações há pelo menos 20 anos. Dizem as “más línguas” que, embora jovem, é um dos 10 franceses mais ricos do país. A 42 é uma de suas várias criações. Niel garantiu, a título de doação, de 20 a 50 milhões de Euros para os 10 primeiros anos de funcionamento da Escola. Dá para imaginar o que falam as “boas línguas” acerca dele.

Hall da Escola 42: limpo, claro e funcional. Precisaria mais?

Hall da Escola 42: limpo, claro e funcional. E precisaria mais?

O foco da Escola baseia-se na liberdade do aprendizado. Segundo Niel e seus pares, nos últimos tempos a educação na França tem declinado em qualidade. Acreditam que um dos fatores que motivaram essa queda é decorrente dos inúmeros defeitos da tradicional hierarquia “professor & aluno”.

Entretanto, acreditam que os jovens educandos do século 21 anseiam por definir, de forma independente, o que desejam aprender e em que profundidade. E é isso que a 42 oferece e, de certa forma, impõe a seus “aprendizes de programação”.

Salão para a seleção final dos candidatos – La Piscine

Salão para a seleção final dos candidatos – La Piscine

A Escola permanece aberta durante todo o ano, 24 horas por dia. Não possui salas de aula e professores, mas apenas tutores que orientam os alunos pelos caminhos que desejam trilhar na informática. A todos os pretendentes selecionados, “que não se afogaram em La Piscine”, são disponibilizadas máquinas, equipamentos e acessórios de última geração – vimos fileiras de mesas de trabalho portando 1.000 Macintosh!

Da mesma forma que o mercado de trabalho, durante todo o curso a Escola 42 faz demandas imprevistas a seus educandos. Eles precisam estar prontos para, a qualquer instante, serem avaliados, tal como as empresas fazem aleatoriamente com seus funcionários, por força das demandas do mercado de serviços.

Essa é a base de sua pedagogia: preparar seus aprendizes para conviver de acordo com a realidade. Por isso, trabalhos práticos são intensamente aplicados e os alunos devem buscar soluções através de pesquisas na internet e das relações de ajuda mútua que estabelecem entre si. Os tutores nunca informam “como fazer”, apenas os orientam aonde talvez encontrem a solução.

Área de imersão para a busca de soluções

Área de imersão para a busca de soluções

Segundo nos disse um dos tutores, muitos alunos da 42 permanecem em suas dependências. Praticamente acampam na Escola por longos períodos e dormem nas salas de trabalho.

Não há dúvida que a diretoria da École 42 está em busca de talentos, de gênios inovadores. Resta saber qual será a resposta de seus alunos face ao estresse que essa educação libertária poderá criar. Ou seja, diante dessa panela de alta pressão, qual poderá ser sua taxa anual de evasão.

A considerar a faixa da idade dos jovens aprendizes e de sua alucinação pela informática, esperamos que seja igual a zero.

Tudo nos leva a crer que a Escola 42 não está em busca de formar excelentes programadores, mas de descobrir criadores de soberbas e inesperadas soluções de informática.

Vista da cobertura do prédio da Escola 42

Vista da cobertura do prédio da Escola 42

Para os que desejarem mais informações sobre a 42, deixamos o endereço de seu site oficial, em “Born to Code”.

Para ver uma boa reportagem feita in loco, basta acessar Faculdade de informática em Paris inova em sistema educacional.


[1] Fontes de informação: visita à Escola 42, conversa com funcionários e entrevista com passantes pelo bulevar, acerca do que pensam sobre a 42. Ou seja, factos vividos e experimentados.

[2] Xavier Niel é um autodidata que montou o primeiro provedor de acesso à Internet na França: Worldnet. Atua nas áreas da telemática, da Internet e das telecomunicações. É um grande investidor em startups, a promover a aceleração de até 100 novas empresas por ano.

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s