Ih, a NSA nos descobriu!


Vários fatos nos levam a pensar que, pelo menos há três meses, estamos a ser “inspecionados” por agentes de alto desempenho da área de segurança do Estado Norte-Americano. Afinal, segundo a imprensa, eles sabem de tudo o que acontece no Brasil Político: todas as suas impurezas, macaquices e safadezas, se assim pode ser simplificado o plano de corrupção nacional, que há de ser cumprido, custe o que custar à sociedade.

Espionar os outros deixa-os sem calças

Esse tipo de espião é coisa do passado

Explicamos por quê

A visitação do blog por pessoas que residem nos EUA sempre foi função dos velhos amigos que se mudaram para este país. Ficávamos felizes em ter três visitas diárias, no máximo. Ao contrário do comportamento das visitas provindas de Portugal, que sempre cresceram desde que o blog foi lançado, em abril de 2012.

Todavia, quando consultamos as estatísticas do blog, foi verificado que a visitação norte-americana começou a aumentar de forma expressiva, sobretudo neste último trimestre (de julho a setembro): tivemos 1.389 visitas americanas ao blog no trimestre. Do eterno e maravilhoso público português, no mesmo período, recebemos 351 visitas, menos que 1/3 do que as norte-americanas.

Concordamos que esse súbito aumento visitação não é razão suficiente para que alguém afirme que a NSA e a CIA estejam-nos bisbilhotando. Mesmo que seja barato e não precisem usar seus satélites para capturar dados e imagens.

Entretanto, o período em que se deu esse aumento, de julho e setembro de 2013, foi o mesmo em que os articulistas do blog deram mais ênfase à opinião política: sobre “os estranhos desvios da governança brasileira”, seus inumeráveis escândalos e processos penais, julgados em várias alçadas jurídicas. Uma verdadeira baderna desorganizada, onde todos roubam e, ao fim, livram-se da prisão. São “companheiros” e “eles sabem” muito bem.

Os motivos dessa ênfase política em nossos artigos são óbvios. A começar pelos movimentos populares contra a corrupção e a culminar com o ato ainda não inaugurado: o Movimento Contra o Analfabetismo Funcional, de propriedade da nação, sobretudo destinado a educar a maioria dos membros dos poderes executivo e legislativo. Afinal, tarde é nunca!

A debater o artigo

Fizemos uma videoconferência com os quatro articulistas do blog para discutir o teor deste texto e se deveríamos publicá-lo. Ajustamos o texto e, por consenso, firmamos dois pontos de convergência:

  • Por unanimidade, concordamos em publicá-lo; e
  • A probabilidade de nosso blog ter sido aberto por um órgão de segurança de qualquer Estado Nacional do planeta é, na prática, igual a zero. Não por falta de competência desses órgãos, mas por dominarem em muito mais detalhes o cheiro das matérias que distribuímos.

E se agentes secretos atuassem

Seriam agentes silenciosos, não fariam qualquer tipo de ruído, não estragariam arquivos, nem gerariam interferências com “Cavalos de Troia”. Tudo nos indica que, de alguma forma, achariam “interessantes” as informações políticas que publicamos no blog com assiduidade.

Mas, caso atuem, sirvam-se, a mesa é posta! Todas as informações que divulgamos são públicas, muito bem conhecidas, embora com diversas interpretações duvidosas pelo planeta.

O que nos difere delas é o fato de que nossa visão particular não impacta, de forma gratuita e adversa, a terceiros. Representa a voz uníssona e cidadã de nosso time social.

Espião descarado

Espião entreguista

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s