Moral e Ética


Seriam dois fatores responsáveis pela origem da vida na Terra?

A ciência tem informação conclusiva a provar que os primeiros seres vivos do planeta foram as algas. Eram formadas por uma célula (unicelulares) e viviam em colônias. Inicialmente, todas as células teriam as mesmas funções na colônia. Porém, ao longo do tempo, por motivos não evidentes, algumas delas ter-se-iam especializado em outras funções distintas. De acordo com uma das teorias existentes, esse fenômeno criou a interdependência estrutural dos seres unicelulares que, em contínuos “processos de complementariedade funcional” deu origem a seres multicelulares, diversos entre si em formato, estrutura, tamanho e funções na natureza primordial.

As algas azuis ou cianofíceas são os mais antigos seres vivos da Terra. Um fóssil de alga azul descoberto por arqueólogos, data de 3,8 bilhões de anos (Era Arqueozoica). Dessa forma, muito anterior aos seres que deram origem aos humanos, que viveram na Era Cenozoica, entre apenas 350 e 250 mil anos atrás.

Diz uma bióloga especializada em fisiologia: “Todos os seres vivos possuem um código genético. Ao tomar como verdadeira essa afirmação, a maioria dos biólogos acredita que toda a vida existente na Terra descende de um único ancestral, um ancestral representativo de todos os seres vivos e que pode ser chamado de o último antepassado comum universal[1].

Significa dizer que as células formadoras de todas as espécies da flora, da fauna, dos fungos e do ser humano são as mesmas. Todas evoluíram a partir do mesmo organismo unicelular que, de acordo com o conhecimento atual, data de cerca de 3,8 bilhões de anos atrás.

Mas em que ambiente deu-se a integração e organização dessas células?

É possível usar imagens atuais para responder a essa questão:

Foi com base num ambiente de união, compartilhamento, empatia, bons costumes, caráter, vontade de repetição e, por fim, através da seleção natural, onde os seres vivos mais eficientes evoluíram e se replicaram. Bem antes dos primatas humanos existirem na face do ambiente terráqueo.

Todos os atributos desse ambiente primitivo respondem de forma plena aos conceitos da moral e da ética. Somente bem mais tarde, coube a alguns Homens contribuirem com a Razão e a Lógica para atualizar esses conceitos. Todavia, tem-se dúvida se não foram permissivos demais…

Moral e Ética com razão e lógica

Moral e Ética com razão e lógica

Por isso, acredita-se que Moral e Ética, conforme a civilização as enxergam hoje, foram dois princípios ambientais básicos para a criação da vida na Terra. Todas as bactérias unicelulares de eras remotas já possuíam algum tipo de moral e ética. Caso contrário, políticos e governantes aéticos e imorais sequer haveriam nascido e se reproduzido aos milhões, com tanto descaramento.


[1] Maria Sílvia Abrão, Bióloga, pós-graduada em Fisiologia pela Universidade de São Paulo.