Espécies da fauna ameaçadas ou em extinção


Diz a legislação ambiental brasileira que espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna silvestre, devem ser tratadas de forma a serem protegidas das ações e atividades do homem. O mesmo é considerado para a flora, embora com menor quantidade de literatura técnica produzida, além de um belo banco de dados do Ministério do Ambiente, inacessível aos leigos como nós.

Segundo a Fundação Biodiversitas, em 2004, “o bioma Mata Atlântica é o que apresenta maior número de espécies ameaçadas ou extintas, com 383 táxons, seguido pelo Cerrado (112), Marinho (92), Campos Sulinos (60), Amazônia (58), Caatinga (43) e Pantanal (30). Isso significa que, em conjunto, Mata Atlântica e Cerrado respondem por mais de 78% das espécies da lista, ou seja, 495 táxons”.

Em 2008, o Ministério do Ambiente, com a coordenação técnica da Fundação Biodiversitas, Revisou e atualizou as listas de espécies da fauna ameaçadas no território brasileiro. Foram lançados dois volumes do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção” contendo as 627 espécies, discriminadas nos seguintes táxons: 16 anfíbios; 160 aves; 78 invertebrados aquáticos; 130 invertebrados terrestres, 69 mamíferos; 154 peixes; e 20 répteis. Os dois volumes somam 1420 páginas acerca do processo de classificação adotado, bem como caracterizam cada um dos 627 táxons faunísticos ameaçados ou extintos no Brasil.

Trata-se de um trabalho penoso e complexo, envolvendo uma grande quantidade de especialistas. Contudo, seu uso deve ser bem cuidadoso, pois técnicos de órgãos ambientais nem sempre conseguem diferenciar ameaças locais de ameaças em toda a área de distribuição da espécie, o que seria uma ameaça nacional, por assim dizer.

Para aqueles que desejarem possuir uma cópia do livro cliquem aqui. É público e, consequentemente, gratuito.

Pato-Mergulhão - Reprodução de Gambarini

Pato-Mergulhão – Reprodução de Gambarini 

Jacaré-de-papo-amarelo

Jacaré-de-papo-amarelo

Gato-Maracajá

Gato-Maracajá

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s