A ave é um bordado


Realmente é um exemplar incrível por sua figura quase irreal, surreal. Na maravilhosa tomada de Gaurav Pandit, publicada pela National Geographic, não encontramos meios de identificar este espécime…

Uma ave bordada sobre a natureza

Só sabemos que voa e que gosta de áreas alagadas em mata tropical, provavelmente Floresta Equatorial. Possui aparência de ser bem sensível e frágil com transformações em seu habitat. Sua plumagem confere um toque especial, com certa dose de nobreza.

Observando seu longo pescoço, bem como os formatos delicados de sua cabeça e do bico, parece-nos que pertence à Ordem Anseriforme, Família Anatidae. Mas não podemos afirmar nada, além de ficar admirados com sua beleza e elegância.

Gostaríamos que alguém nos informasse sobre suas regiões de ocorrência, sua classificação taxonômica e outros dados relativos à sua reprodução e hábitos de alimentação.

Atenção aos amigos Ana Beatriz, Vânia Alves, Cláudio Lopes, Bertrando Campos e Cláudio Greco, pedimos socorro…

______
Atenção, informações de Bertrando Campos!
A bela ave é um Pavãozinho-do-Pará.
Ordem: Eurypygiforme.
Família: Eurypygidae.
Nome científicoEurypyga helias.
Vive na Amazônia, estendendo-se em direção sul até o norte do Mato Grosso (ao norte do Pantanal) e Goiás, e a leste até o Piauí. Encontrado também do México ao norte da Argentina e Uruguai.