Lago de Carezza, Itália


No dia 20 de agosto publicamos uma breve nota intitulada “Onde ficam esses lugares?”. São várias tomadas fotográficas que parecem estar localizadas em diversos países, mas, em tese, seriam todas brasileiras e de regiões do Rio Grande do Sul.

No entanto, a primeira foto publicada, como se fosse o Lago Krupp, na verdade não o é. Trata-se do Lago Carezza, situado em terras italianas.

Agradecemos ao leitor que se assina “King Arthur”, pois chamou-nos a atenção para o engano cometido por nossa equipe. Em nome da credibilidade das informações que postamos, fica aqui, sobre essa Távola Redonda, o registro da correção.

Situado na borda do arco dos Alpes italianos, em Tirol do Sul, o pequeno Lago de Carezza está encaixado em rochas e solos dolomíticos é uma grande atração ao turismo e à conservação ambiental da ponta nordeste da Itália.

Lago di Carezza, Tirol do Sul

Um dos aspectos de interesse nesta região dos Alpes são suas rochas sedimentares de dolomita. Trata-se de um mineral composto por carbonato de cálcio e magnésio, que possui a cor cinza, com raias brancas, e brilho vítreo. Sua cristalização normalmente ocorre sob a forma de romboedros.

O aspecto trigonal da Dolomita

A origem da dolomita ainda constitui um bom debate geológico, não se sabendo muito sobre a sua real orogênese. As propostas mais aceitas são (i) origem em processos hidrotermais, com fluidos vindos de grandes profundidades, através de falhas geológicas e (ii) orogênese a partir de interação microbial em ambientes hipersalinos.

É utilizada como fonte de magnésio para a produção industrial de materiais refratários a elevadas temperaturas.

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s