As rochas e a dinâmica da litosfera


Este artigo é uma descrição expedita dos tipos de rocha encontrados na Terra. Somos leigos na matéria, mas também apaixonados pela geologia do planeta.

Rochas são agregados sólidos que ocorrem naturalmente em muitos planetas e são constituídas por um ou mais minerais (mineraloide). A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é formada por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um dos ramos da geologia.

Para ser considerada como uma rocha, esses agregados têm que possuir representatividade em escala cartográfica, ou seja, ter volume expressivo. E mais, devem ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, isto é, o fenômeno que forma a rocha precisa ser relevante na história geológica do planeta para fazer parte da sua dinâmica.

As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com seus processos de formação, chamados de orogênese. Por suas origens ou pelas maneiras com que foram formadas, as rochas são classificadas em três categorias:

  • Magmáticas.
  • Sedimentares.
  • Metamórficas.

As rochas magmáticas foram formadas pela ação do magma; as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão dos mesmos; e as rochas metamórficas, por qualquer uma das primeiras duas categorias e, depois de modificadas, pelos efeitos da temperatura e da pressão.

Rochas Magmáticas ou Ígneas, “provenientes do fogo”

Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma (ou lava), derivando o nome de rochas magmáticas. Também são conhecidas como rochas ígneas.

O magma é um material pastoso que há bilhões de anos deu origem às primeiras rochas de nosso planeta e ainda existe em seu interior. As magmáticas são as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos, a saber:

  • Vulcânicas ou extrusivas, que são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido.
  • Plutônicas ou intrusivas são aquelas formadas dentro da crosta do planeta por meio de um lento processo de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.

Rochas ígneas extrusivas

Rochas Sedimentares

As sedimentares estão presentes em cerca de 80% da superfície dos continentes. São as rochas formadas a partir da desagregação de outras rochas ou de matéria orgânica. São classificadas da seguinte forma:

  • As Detríticas são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho.
  • As Quimiogênicas resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em água. Alguns exemplos são o sal-gema, as estalactites e as estalagmites.
  • As Biogênicas são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquífero, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos. Possuem o mineral chamado de calcite, e o carvão, formado a partir de resíduos vegetais.

Rochas sedimentares detríticas

Rochas metamórficas

São as rochas formadas através da deformação ou transformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras metamórficas. Isto se dá devido a alterações das condições ambientais, como temperatura e pressão ou de ambas, simultaneamente.

Alguns exemplos das rochas metamórficas são as seguintes:

  • O gnaisse, que é formado a partir do granito e por isso são semelhantes.
  • A ardósia, formada a partir do argilito.
  • O mármore, formado a partir do calcário.
  • O quartzito, formado a partir do arenito.

Rochas metamórficas

O morro do Pão de Açúcar é um belo exemplar conhecido de rocha metamórfica, pois trata-se de uma formação de gnaisse.

O Pão de Açúcar, uma formação de gnaisse

DESAFIO

Jovens pesquisadores não têm limites para acumularem mais conhecimentos, que são a base de qualquer civilização “civilizada”. Não existe redundância nesta assertiva, apenas a razão. Nem todas as sociedades do planeta são cultas e educadas. Nem todas podem ser consideradas civilizadas. Infelizmente isto é um fato. Mas todos podemos contribuir na redução desse quadro.

O desafio que fazemos aos mais jovens é justamente o de pesquisar o desconhecido e saborear a experiência de conquistar e multiplicar conhecimentos através de sua distribuição.

2 pensamentos sobre “As rochas e a dinâmica da litosfera

    • Sérgio, agradecemos muita a sua nota, pois é isso que devemos buscar em nosso blogue: esclarecimento, provocações científicas, estímulo aos mais jovens. E nada como a Geologia para tentar atingir a esse pico. Se puder, compartilhe o artigo do facebook.
      Forte abraço.

      Curtir

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s