História e Vida: Início, Meio e Fim


Há séculos os humanos são educados para aceitar que tudo na vida tem um início, um ápice e depois um fim. Inclusive ela mesma, a vida. Que até o Universo teve um início. É uma estranha visão linear do que são todas as coisas. Um visão que imperativamente nos conduz à busca de expectativas e de finais. Iniciamos a leitura de um livro e temos que chegar ao seu fim. Começamos a namorar e então, “logicamente”, temos que estimar onde deverá se encontrar o meio, o ápice, e depois quando nos decidiremos pelo fim: termina o namoro ou casa.

Cosmogonia, Universo e duas Galáxias

Vejamos as histórias contadas em filmes, gravadas e apresentadas nos cinemas. À exceção de algumas produções nórdicas, os filmes a que assistimos desde crianças, na maioria das vezes, nos apresentam nas telas que sempre tinham início, meio e fim. As produções norte-americanas ainda hoje apresentam um fim com happy end. O Meio não é o ápice desses filmes, aliás, é mais comum que seja feito de tramas, tragédias e ameaças, somente vencidas por super-homens do hemisfério norte.

Se fosse verdadeira essa fluência leve e contínua de acontecimentos não existiriam as interrupções e as criações. Por exemplo, um escritor, um escultor ou pintor, imerso em sua insondável solidão, esforça-se há anos para produzir a sua melhor obra. Busca e rebusca em sua montanha de memórias algo sui generis que o faça criar a peça única, além de seus próprios limites. Mas não sabe quando teve início esse processo em seu cérebro, não tem qualquer ideia sobre que caminhos está seguindo, e sequer desconfia da expressão que sua obra prima deverá possuir, ao fim.

Pensadores, cientistas, pesquisadores e escritores, até hoje se interrogam sobre o início do Universo, por onde todos caminhamos e aonde estamos indo. Seria mais simples e lógico, ao invés de ficarem criando teorias e hipóteses sobre a Cosmogonia, admitir que o Universo não teve início nem terá um fim, por que, simplesmente, sempre existiu.

Algumas partes do Universo

Um pensamento sobre “História e Vida: Início, Meio e Fim

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s