É confiável, possui crédito, tem patrimônio?


Alguém poderá pensar que vamos falar de um cidadão comum e de seu cadastro bancário: tem patrimônio, é confiável e possuirá crédito na visão do gerente da agência bancária. Contudo, esse não é o nosso objetivo.

Confiabilidade, credibilidade e patrimônio de conhecimento, motivos desse artigo, decorrem de características humanas que se consolidam a partir de boa base moral, da ética nas atitudes e da empatia no comportamento de um indivíduo perante o grupo a que já pertence ou do qual deseja participar.

Sem dúvida, nos dias de hoje, uma pessoa que demonstre possuir estas características é considerado caso relativamente raro, dado que a moral e a ética parecem temporariamente espanadas da humanidade e empatia tornou-se triste maquiagem política ou militar.

Guerras brutais

Embora não haja sido a única causa, a partir da insana “Guerra do Iraque”, as sociedades do mundo cada vez mais apresentam líderes inconsequentes como George W. Bush. Atos brutais de terrorismo parecem que serão eternos; “primaveras” contra ditaduras – da África ao Oriente Médio – não tiveram resultados a comemorar; ditadores para  manterem-se como “estadistas” dão prêmios a seus vassalos; enfim, campeiam a imoralidade e a falta de ética mundial. A empatia vem sendo exercida carinhosamente através da força militar e de “festas romanas de circo e pão”.

Atos de terrorismo

No Brasil estamos em ano de eleições municipais e nossa sociedade já começa a assistir as demonstrações típicas dos bem intencionados, em busca de votos e cargos públicos:

  • Apoios políticos deletérios acontecem em vários estados;
  • A sucessão das atividades de corrupção e de suas “descobertas” é crescente em todas as instâncias do poder;

Atos de corrupção

  • As lutas políticas dentro do Congresso Nacional avolumam-se com o julgamento dos 38 acusados do Mensalão e a CPMI de Carlinhos Cachoeira. Os mais importantes atores ou não são convocados ou, quando são, não falam;
  • Surgem nomeações absurdas de elementos desprovidos de conhecimento e impessoalidade para exercerem cargos públicos que têm influência decisiva nas instituições da nação;
  • Desvios de dinheiro público ganham selo de certificação jurídica: não houve desvio.

Em linhas gerais, esses são alguns exemplos dos fatos que constroem o cenário humano do país, neste momento. E a isso é dado o nome de Democracia…

Democracia

A primeira vista, através das notícias que vêm sendo publicadas pela mídia, os votos anulados para prefeitos e vereadores poderão ser recordes em vários municípios. A parte da população que não é anômica ainda não sabe como e em quem deverá votar. Não estamos pregando o voto nulo, o que seria uma burrice, mas apenas constatando uma dolorosa tendência.

Por outro lado, acreditamos que o eleitor brasileiro deve fazer pelo menos uma escolha razoável. Baseado em seu próprio nível de moral e ética, tentar conhecer mais de perto o que é a verdadeira empatia de todos os candidatos que se apresentam. Que cada eleitor avalie o patrimônio de conhecimentos de cada candidato para a honesta gestão pública dos municípios. A isto chamamos de educação política e politização, coisas que sempre faltaram na medida certa no Brasil.

2 pensamentos sobre “É confiável, possui crédito, tem patrimônio?

  1. Estamos indo de mal a pior. 1984 é ficção ultrapassada do que passamos hoje. Recentemente uma lei foi colocada contra as palmadas em crianças, outra para o respeito às mulheres, outra para as chamadas minorias, agora outra para idosos com mais de 60 anos. Não sendo pertencente a nenhuma dessas categorias estamos sujeitos aos mal-tratos e desumanidades que invariavelmente têm alguma figura revestida em autoridade para nos açoitar. Criam-se inúmeras leis para cercar todos os cidadãos, para que andem asseados e bem comportados, sendo que o sentido de bem comportado depende exclusivamente do humor da autoridade que você pode deparar em qualquer esquina.
    O terrorismo está implantado no Brasil e possui o respaldo de todas as Leis elaboradas por palhaços desempregados, analfabetos, corruptos e todos os elementos mais podres que foram gerados nesse solo brasileiro.
    Atire a primeira pedra quem nunca se deparou com uma arrogância de alguma autoridade.

    Curtir

    • Prezado Sérgio, assim como para nós, também para você o desabafo é necessário. O que achamos fundamental é orientar aos amigos a partir de nossas experiências passadas. Ficamos gratos com seus argumentos.

      Curtir

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s