Projetos inteligentes de rodovia


É normal que rodovias que liguem centros urbanos, em especial as de maior distância, atravessem áreas de mata, às vezes matas primitivas, às vezes alteradas, mas cumprindo com suas funções ambientais – oferecer proteção ao solo, realizar o processo de fotossíntese e permitir que a fauna em geral se estabeleça em seus habitats preferenciais. A imagem abaixo apresenta um quadro aproximado do que estamos falando.

Viaduto para passagem de animais, na Holanda

No entanto, essa área possui diversas singularidades. Está dentro da localidade de Borkeld, na cidade de Rijssen-Holten, sudoeste da Holanda. Uma de suas peculiaridades é que nela há a Reserva Natural de Borkeld, com apenas 600 hectares. Ou seja, se comparada a qualquer área de reserva brasileira é bastante reduzida.

Além disso, toda a localidade de Borkeld está tombada pelo Serviço Nacional do Patrimônio Arqueológico por possuir diversas evidências já levantadas da presença do homem há cerca de 13 mil anos (martelos de pedra, raspadores e outras ferramentas). Dessa forma, Borkeld é também uma reserva arqueológica.

Em Borkeld é encontrada uma espécie florestal ameaçada na Holanda – o Zimbro –, com diversos usos especiais a partir de seus frutos: fabricação de gin, aromatizante para outras bebidas e até mesmo óleo de banho. Por se tratar de uma espécie legalmente protegida na Holanda, todos esses usos são realizados com muito cuidado.

Zimbro (Jeneverbes)

O maior campo de Zimbro da Holanda encontra-se em Borkeld. E isso foi decisivo, através da pressão dos ambientalistas locais, para a construção do viaduto de passagem de animais sobre a autoestrada, junto à obra da dutovia (chamado por Ecoduct na Holanda, apresentado na primeira foto). Tal projeto, após construído, mantém a estabilidade dos ecossistemas afetados.

Vista do trecho Borne-West da autoestrada

De toda forma, a Holanda subscreveu o Programa Natura 2000, destinado à conservação ambiental, à restauração e preservação da biodiversidade nos territórios de todos os Estados-Membros da União Europeia. E por incrível que pareça, acreditem, isto lá é sério!…

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s