A mais bela livraria da Europa


Considerada por muitos como a mais linda livraria do mundo e não apenas da Europa, a Livraria Lello & Irmão realmente é soberba em sua arquitetura, escadarias, revestimento de seus pisos e vários petrechos originais que marcam a história de sua funcionalidade através dos tempos.

Vista da fachada da livraria Lello & Irmão

Situada na cidade do Porto (Portugal), mais precisamente na Rua das Carmelitas, 144, a Lello & Irmão é um romance em si mesma, um conto de fadas, uma obra de arte.

Sua origem remonta a 1869, quando foi fundada na Rua dos Clérigos com o nome de Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Após sua morte e varias negociações, foi reaberta como Livraria Lello & Irmão, em honra a seus livreiros, nome que permanece até hoje.

Vista da entrada no primeiro piso

Sua inauguração deu-se em 13 de Janeiro de 1906, com projeto do engenheiro Francisco Xavier Esteves (1864-1944), um personagem ímpar daquela época, pois além poliglota (falava 7 línguas), amava a literatura e outras artes. Trata-se de um desenho modernista e neogótico que se integra perfeitamente à paisagem urbana do Porto, cidade com grande tradição literária e intelectual, merecedora do prêmio que se encontra na moda, Patrimônio Intelectual da Humanidade.

Escadaria em madeira talhada

Há mais de 100 anos, a Lello & Irmão é o principal refúgio da peregrinação sistemática e perene dos letrados.

Peregrinação dos letrados

Assíduos leitores

Seu piso é de tábua corrida em Pinho-de-Riga. No passado corria por ele um vagão sobre trilho para transporte dos livros. Hoje, dado o tamanho de sua clientela erudita, “os carris e o vagon” não operam mais, embora permaneçam em exposição.

Carris, vagão e piso de tábua corrida

Os vitrais do teto e das paredes permitem sua iluminação natural, extremamente agradável para a leitura.

Vitrais das paredes e dos tetos

Sempre nos perguntamos:

─ Temos várias heranças portuguesas, especialmente aquelas que nem os próprios oriundi de Portugal desejam sequer relembrar que as tiveram. Mas, muitos dos brasileiros, regozijam-se de mantê-las em sua natureza mais pura, em sua essência de ignorância. Inclusive contribuindo de forma a ampliá-las e distribuí-las pela população sedenta por mentiras. E o pior, além disso, há certos “líderes nacionais” que se enojam de manusear livros, o que se dirá de lê-los…

Mas, realmente, a cultura é um espetáculo!

2 pensamentos sobre “A mais bela livraria da Europa

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s