Mais aves de rapina brasileiras


Rapinas brasileiros

Pelo menos no Brasil o termo “rapina” é uma das referências populares para “humanos ladrões”. No entanto, é um péssimo apelido para a moral e a ética das aves predadoras, que afinal nada roubam, apenas cumprem sua função ecológica na cadeia trófica, qual seja, a de estabilizar a população das espécies de que se alimenta.

Vamos falar um pouco a respeito do Gavião-de peito-branco (Geranoaetus albicaudatus) que é um dos agentes naturais desta função.

Magnífico registro de Cláudio Lopes, em São João del-Rey

Ordem: Accipitriformes.
Família: Accipitridae.
Espécie: G. albicaudatus.
Nome Científico: Geranoaetus albicaudatus.

Características

Atinge até 55 centímetros de altura, com envergadura de asas de até 1,30 metros. É uma ave que pode ser encontrada em de áreas urbanas. Constrói o ninho com galhos secos, sobre árvores ou rochas. Pesa cerca de até 1 quilo. Possui plumagem negro-acinzentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e da cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.

Alimentação

Alimenta-se de insetos, répteis, pequenos roedores, anfíbios e até outras aves de menor porte. Também vasculha estradas em busca de cadáveres de animais atropelados. É menos um predador especializado do que um generalista, que se concentra em presas de pequeno tamanho e de fácil captura. Pratica a caça de espreita. Planeia muito a procura de alimento. Investiga queimadas para capturar animais no solo ou em pleno ar, espantados pela fumaça.

Distribuição geográfica

Ocorre em todo o Brasil.

Referência:

  • Aves de Rapina do Brasil, em http://www.avesderapinabrasil.com, que não compartilha as informações que oferece, pois impede a cópia e distribuição das mesmas. Acesso em 8 de junho de 2012.

Um pensamento sobre “Mais aves de rapina brasileiras

  1. Um aparte: assim como Gilette e Bom Bril passaram a ser sinônimos de lâminas de barbear e esponja de aço, o termo “rapina” passou a ser erroneamente figurado como sinônimo de bandidagem, o que deveria ser um crime.

    Curtir

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s