O que é Energia Biológica?


Energia Biológica?

A definição do que é a Energia não é um processo simples. Autores de várias áreas do conhecimento chegam a afirmar que “mesmo que a ciência ainda não seja capaz de definir precisamente a Energia, ela com certeza sabe o que a Energia não é“. E mais, há uma plêiade para conceitos de energia divulgados, sobretudo quando se considera as interpretações e processos que são criados pelo senso comum. Por sinal, todos bastante distintos dos encontrados no espaço científico.

Das ciências naturais, a Física é a proprietária das mais distintas formas de energia. Citando alguns exemplos, temos: energia potencial, energia cinética, energia mecânica e energia radiante. Já quanto aos tipos de energia a Física conhece pelo menos as seguintes aplicações da energia: elétrica, térmica, hidrelétrica, eólica, solar, nuclear, maré-motriz, físico-química e, derivada desta última, a energia biológica.

Dentro da biologia, como maiores detentoras de energia química associada, destacam-se a Água e a Glicose. A síntese da glicose, a partir do dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), é uma reação geradora de energia, realizada pelo processo de fotossíntese das plantas, catalisado pela energia radiante do sol, ocasionando a combustão da glicose. Dessa forma, constitui a principal fonte de energia dos seres vivos que respiram oxigênio (seres aeróbicos).

Flores, Plantas e Oxigênio, por H. Hugh Miller

No processo da fotossíntese a energia que é absorvida pela clorofila transforma Dióxido de Carbono mais Água em carboidratos, que são absorvidos pelas plantas. Então, o oxigênio é transferido para a atmosfera.

Os seres vivos utilizam a glicose como seu principal combustível (fonte de energia química); entretanto, a molécula de glicose não pode ser utilizada diretamente, pois sua quebra libera muito mais energia do que o necessário para o trabalho celular dos seres vivos. Uma árvore em chamas é uma amostra desta capacidade de conversão exagerada de energia.

Por isso, o Ambiente, através de sucessivas  relações ecológicas (internas) espontâneas, fez evoluir alguns mecanismos mais sofisticados, que incluem a transferência da energia química da glicose para moléculas especiais, antes de seu uso final pelos seres aeróbicos.

Junto com os seres vivos primitivos que viveram no passado longínquo do planeta, surgiu o primeiro processo de transferência de energia: a fermentação. A fermentação anaeróbica produz também etanol e dióxido de carbono (CO2). A presença de CO2 na atmosfera possibilitou o surgimento da fotossíntese.

Este processo, realizado pela vegetação em crescimento (aquática e terrestre), fez surgir o oxigênio (O2) na atmosfera. Com a presença do oxigênio, outros seres vivos puderam desenvolver esse novo mecanismo de transferência de energia química da glicose: a respiração aeróbica.

Ao longo da história do planeta a mudança natural de sua atmosfera, tornando-se rica em oxigênio, foi responsável por propiciar a explosão da diversidade dos seres vivos que utilizam a respiração aeróbica como forma de obtenção de energia. Este período da evolução do planeta ficou conhecido no meio científico pelo título de “Explosão Cambriana”.

Curiosamente, isso ocorreu sem qualquer interferência do Homem que, aliás, sequer existia.

6 pensamentos sobre “O que é Energia Biológica?

  1. Conheci um projeto ha alguns anos de uma OSCIP que transformava lodo de esgoto em biofertilizantes, na epoca eles não conseguiram apoio nem parceria, mas achei muito interessante, será esta a energia???

    Curtir

    • Prezada Maria,

      Não entendemos sua pergunta “será esta a energia???”. Parece que falta definir a finalidade.
      Desculpamo-nos por não esclarecer sua dúvida.

      Equipe Sobre o Ambiente

      Curtir

  2. Pingback: Caleidoscópio de artigos | Sobre o Ambiente

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s