Urutau, Mãe-da-lua


Classe: Aves.
Ordem: Caprimulgiformes.
Família: Nyctibiidae.
Nome científico: Nyctibius griseus.
Nome vulgar: Urutau, Mãe-da-lua.
Categoria: Ameaçado.

Características físicas: um macho adulto pesa entre 160 e 190 g. Sua plumagem pode ser cinza ou marrom e o peito tem um desenho negro compactado. Sob os olhos, tem um chumaço de penas, mas quando abre os olhos tal saliência praticamente desaparece. Alcança 37 cm de comprimento e uma envergadura de 85 cm.

Mãe-da-lua ou Urutau

Distribuição: São encontrados em todo o Brasil. Habitam no cerrado, orla da mata, campos com palmeiras e árvores. Contudo, sua observação é tão difícil que o nome Urutau quer dizer “ave fantasma”, em idioma tupi.

Alimentação: invertebrados, especialmente insetos.

Reprodução: a fêmea bota um ovo salpicado, numa cavidade natural do extremo de um tronco de árvore e choca em posição ereta. Macho e fêmea incubam o ovo por cerca de 33 dias. O filhote também logo adota a postura de camuflagem e, quando deixado sozinho, voa após 51 dias de nascido.

Filhote de Urutau

Comportamento: Possui várias adaptações espetaculares. Noturna, passa os dias pousado na ponta de um galho ou tronco seco, com suas cores confundindo-se com o poleiro. Corpo todo cinza claro, manchado e listrado de cinza mais escuro, com bolas claras e escuras sobre as asas, levemente amarronzadas. Sua defesa é manter-se imóvel, de modo que a qualquer sinal de perigo aumenta sua semelhança com o tronco de apoio. Controla os arredores através de duas pequenas “janelas” nas pálpebras, sem necessitar abri-las. Ao observar qualquer situação de risco potencial, lentamente estica o pescoço e dirige o bico para cima, encostando mais a cauda no tronco de apoio. Desse modo, torna-se praticamente invisível no ambiente.

Urutau mimetizando-se com um galho

Podem ser localizados pelo reflexo de lanternas nas grandes retinas, quando parecem ficar “congelados” e serem observados de perto. A noite emitem o longo canto, composto de cinco notas de tons descendentes, assobiadas e claras, espaçadas por intervalos regulares.

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s