Os morcegos hematófagos e suas vítimas


Morcegos são os únicos mamíferos voadores de que se tem notícia, tendo seus membros anteriores transformados em asas, distintas das asas de aves e pássaros.

Tradicionalmente, são divididos em dois grupos: os morcegos propriamente ditos (subordem Microchiroptera) e as chamadas raposas-voadoras (subordem Megachiroptera). Representam um quarto de toda as espécies de mamíferos do mundo. São mais de mil espécies, que possuem uma grande variedade de formas e tamanhos, podendo ter envergadura desde de cinco centímetros até cerca de dois metros. Possuem excelente capacidade de adaptação a quase qualquer ambiente e uma ampla diversidade de hábitos alimentares. Somente não ocorrem em áreas glaciais do planeta.

Pequena parte das espécies de morcegos

Dentre todos os mamíferos, os morcegos possuem a dieta mais variada pois comem frutos, sementes, folhas, néctar, pólen e artrópodes (morcegos frugívoros e granívoros). Já os morcegos hematófagos alimentam-se de pequenos vertebrados, peixes e sangue. Apenas três espécies destes animais sanguinários alimentam-se exclusivamente de sangue e, hoje, existem somente na América Latina (que coisa curiosa…).

Close de um morcego hematófago

Embora deem arrepios em alguns humanos, os frugívoros, em especial, contribuem para acelerar a dinâmica dos ecossistemas, atuando como polinizadores, dispersores de frutas e sementes, bem como na predação de insetos (inclusive pragas agrícolas), dentre outras habilidades. Possuem ainda o sentido especial da ecolocalização (orientação por ecos), que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação. Dai deriva seu nome, “mur” – do latim arcaico “mure”, significando “rato” –, acrescido de “cego”. “Rato cego” é o significado exato para morcego (que coisa curiosa…).

Contudo, também atuam de forma adversa como vetores de várias doenças e zoonoses (inclusive a raiva, transmitida pelos irmãos hematófagos). E isso não constitui propriamente uma contribuição (que coisa curiosa…).

Ficamos imaginando quais “espécies”, dentre os seres humanos, lembram-nos os morcegos hematófagos definitivos?… Precisam gostar de devorar o sangue alheio, voar como cegos, viver na escuridão e possuir uma espécie de ecolocalização para não trombar com a justiça. Ficamos com “raiva“. Somente vieram à cabeça os políticos latino-americanos e seus empresários preferidos…

Sindicato patronal dos hematófagos

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s