Sobre Flores, Aves e Pássaros


Há cerca de 30 anos era comum escutar: “os profissionais do setor ambiental somente se interessam por florzinha e bichinho, quando deveriam estar preocupados em elaborar projetos para desenvolver o ambiente”. Muitos já ouviram coisas desse gênero e até se assustaram na primeira vez que escutaram. Hoje, sentem pena das pessoas que ainda permanecem dissociadas da realidade.

Fizemos um breve levantamento das profissões que estão diretamente associadas ao ambiente e às suas atividades. Pois, ficamos surpresos: são 27 (vinte e sete) profissões de nível superior! E, curiosamente, algumas delas trabalham com a flora e a fauna, ou seja, com “florzinha e bichinho”.

Porém, uma coisa é certa: até mesmo os engenheiros que atuam no setor ambiental, com seriedade, nunca pensaram em “desenvolver o ambiente”, posto que, para eles, isto ainda não parece ser possível.

São conhecidas diversas naturezas de ações destinadas a promover desenvolvimento: ‘ações de desenvolvimento econômico’, ‘de desenvolvimento social’, ‘de desenvolvimento educacional’, ‘de desenvolvimento industrial’, ‘de desenvolvimento comercial’, ‘de desenvolvimento científico’, ‘de desenvolvimento tecnológico’ e tantas outras realizadas pelo homem. Ou seja, todas as naturezas dos atos de desenvolvimento são de base antropogênica, feitos pelo homem e para o homem. No entanto, não são empregados termos como ‘desenvolvimento de montanhas’, ‘desenvolvimento de cursos d’água’ ou ‘desenvolvimento de solos’. Isto porque o homem ainda não conseguiu fazer com que montanhas, rios e solos sejam capazes de serem construídos e tenham competência para crescer por força da sua habilidade maternal. Ainda não construímos uma fábrica de montanhas, de rios ou de solos primitivos.

Isto posto, vamos ao tema principal deste artigo: Flores, Aves e Pássaros.

Vasculhando a internet descobrimos alguns websites e páginas de redes sociais que apresentam este tema. Os principais têm link neste blog.

As cinco fotos de Flores que destacamos são de autoria de Hans Miller, que possui página no facebook (H Hugh Miller). Fotografa com alta qualidade tudo o que considera mais sensível e inusitado. Surpreende!

Seguem as fotos selecionadas de flores. Não temos informação para sua caracterização taxonômica, pois Hans é um excelente profissional da fotografia e não um cientista da botânica. Mas, caso algum leitor queira fornecer esta informação, certamente a acrescentaremos.

por H. Hugh Miller

por H. Hugh Miller

por H. Hugh Miller

por H. Hugh Miller

por H. Hugh Miller

Para Aves e Pássaros selecionamos seis fotografias publicadas pelo Professor Nunes D’Acosta Nunes, que vive em Goiânia, GO, e possui extremo cuidado em informar acerca da avifauna (urbana e rural) ocorrente na região centro-oeste. Embora o professor use nome vulgar e científico de cada espécie, descrevendo seus hábitos e outros detalhes, optamos por apresentar apenas o nome vulgar adotado na região.

Choquinha Pintada

Arara Azul

Falcão de Coleira

Urutau, e seu mimetismo defensivo

Soldadinho

Sentimos não publicar as dezenas de fotos de aves e pássaros do Professor Nunes. Ele próprio as realiza em viagens ao campo. Chama-nos a atenção a forma com que se dedica à sua atividade educacional e as peripécias que realiza para captar e publicar boas imagens. Vejam como o professor se camufla para passar desapercebido pela avifauna.

Essa tomada fotográfica não foi o próprio quem fez…

2 pensamentos sobre “Sobre Flores, Aves e Pássaros

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s