Parque Nacional de Bemahara, Madagascar


Em várias regiões do oeste de Madagascar, mais especialmente no Parque Nacional de Bemahara e na Reserva Natural adjacente, a sobreposição de padrões de erosão vertical e horizontal criou as impressionantes “florestas” de agulhas de rocha.

As rochas do parque conformam um relevo cárstico, ocorrente em planaltos onde a água solapou até mesmo áreas mais elevadas. Esse relevo ou sistema cárstico, é uma formação geológica caracterizada pela dissolução química de rochas (corrosão), levando ao aparecimento de uma série de formações específicas, tais como cavernas, fissuras, rios subterrâneos, paredões rochosos e dolinas[1].

Vista do Parque Nacional de Bemahara

Este tipo de relevo ocorre, normalmente, em terrenos formados por rochas calcárias, mas também pode ocorrer em outros tipos de rochas, como as dolomíticas. A corrosão das rochas é realizada pela ação da água ácida, resultante da combinação da água da chuva com o dióxido de carbono (CO2) proveniente da atmosfera ou do solo.

A ecologia desse ambiente é muito peculiar pelo extremo endemismo de sua biota (plantas e animais). São vários e específicos ecossistemas que apresentam uma expressivo número de espécies adaptadas às singularidades físicas ocorrentes (resiliência). Por exemplo, na cúpula, na inclinação e na base de uma agulha de rocha, formam-se diferentes ecossistemas com diferentes espécies que se “apegam” a suas encostas excepcionalmente íngremes.

 


[1] Dolina (do esloveno, pequeno vale) é uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Geralmente possuem formato aproximadamente circular e são mais largas que profundas. Podem ser inundadas por lagoas ou secas e cheias de sedimentos solo ou vegetação. Quando inundadas e ligadas a uma caverna marinha, são chamadas cenotes (da língua maia, dz’onot, sagrado).

Dolinas formadas pelo rebaixamento lento do terreno são chamadas dolinas de subsidência lenta. Quando causadas por desmoronamento de cavernas, são chamadas dolinas de colapso, que também podem dar origem a uma abertura na caverna. Quando formadas sob o curso de um rio podem dar origem a um sumidouro. Fonte: Wikipédia.

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s